Doré-Inferno

Canto I

"A meio caminho desta vida
achei-me a errar por uma selva escura.
Longe da boa via, então perdida."

"Do rosto sempre se me punha à frente..."
(34)

"Parecia raivoso, a juba ao vento,
vir contra mim, de jeito tão nefando,
que até o ar se crispava, num lamento."

(46/8)


"'Convém fazeres uma nova viagem',
disse-me então, ao verme soluçando..."

(91/2)
"Moveu-se, então, e eu o acompanhei de perto."
(136)

"Findava o dia, e a sombra, mansamente,
Os seres aliviava cá na terra das fadigas comuns..."

(1/3)

Canto II



"'Sou Beatriz, que te peço sustentá-lo.
De onde vim já anseio por voltar.
Amor se move: Só por ele eu falo.'"

(70/2)

Canto III



"'Deixai toda esperança, ó vós, que entrais.'"
(9)

"E eis que, num barco, um velho, com nevadas
barbas,perto de nós apareceu,
exclamando: 'Ai de vós, almas danadas!'"

(82/4)

"- Era assim co'as sementes más de Adão:
lançavam-se do ninho, uma por uma,
a um gesto, como as aves à prisão."

(115/7)

Canto IV



"Fomos punidos, e o que mais nos pesa
é faltar esperança a nosso anseio."

(41/2)

"Assim reunida a bela escola e boa
eu vi do mestre altíssimo do canto,
que sobre os outros, como a águia, revoa."

(94/6)

Canto V



"Dentes rilhando em fúria, ali se via
Minós, que as culpas mede junto à entrada... "

(4/5)

"A borrasca infernal, que nunca assente,
as almas vai mantendo em correria."

(31/2)

"E começei: 'Poeta, de falar
àqueles dois eu gostaria, certo,
que juntos vão, alígeros, no ar.'"

(73/3)

"'Amor nos conduziu à mesma morte,
e certo espera a quem fez Caim!'"

(106/7)
"E nunca mais foi a leitura adiante.'"
(138)
"E caí, como cai um corpo morto."
(142)
Canto VI

"Meu mestre, então, as mãos em concha assente
 de terra encheu, e a foi arremessando
bem no interior das goelas repelentes."

(25/7)
"'Tua cidade', respondeu-me, plena
de inveja, e mais que tens imaginado,
acostumou-me à vida farta e amena.'"

(49/51)
Canto VII

"'Cala-te', disse, 'ó lobo amaldiçoado!
Em ti mesmo consome a raiva ardente!'"

(8/9)
"Pois o ouro todo que na terra existe
poder não tem de a paz proporcionar
a uma só dentre as almas que tu viste."

(64/6)
"'Filho', a Virgílio ouvi, 'as almas vês
dos que estiveram dominados de ira.'"

(115/6)
Canto VIII

"Mal o mestre embarcou e eu embarquei,
a velha proa as águas foi abrindo
mais fundo do que usava, como eu sei."

(28/30)
"Ao vento as duas mãos lançou, irado,
mas o meu mestre logo o afugentou,
gritando: 'Põe-te ao largo, cão danado!'"

(40/3)
"Não pude ouvir o que lhes disse, então."
(112)
Canto IX

"'Olha as feras Erínias', me dizia"
(45)
"E o vi, no seu aspecto celestial,
levíssimo bastão tocar a porta,
que então se abriu, contra o poder do mal."

(88/90)
"'Dos herejes', tornou-me,'almas danadas
com sequazes de toda seita e culto.'"

(127/8)
Canto X

"Olhou-me, fixamente, e, desdenhoso,
perguntou-me por meus antepassados."

(41/2)
Canto XI

"E ali pelo ar tolhidos, emprestado
que da profundidade se exalava,
paramos junto a esquife desolado..."

(4/6)
Canto XII

"E à orla daquele abismo, sobreerguida,
eu vi de Creta a infâmia inominada"

(11/2)
"Um deles nos gritou: 'A que certeira
pena vindes, andando nesta encosta?'"

(61/2)
"'São milhares, que afluindo, lado a lado,
alvejam os que à tona vão subindo
mais do que lhes faculta o seu pecado.'"

(73/5)
Canto XIII

"Era das grãs Harpias pátria dina"
(10)
"Uma ramo então colhi, a mão erguendo,
e uma árvore vizinha, que, desperta,
bradou: 'Olha o que me fazes ofendendo!'"

(31/3)
"O da frente: 'Vem, morte, a mim, correndo!'"
(118)
Canto XIV

"Não encontrando alívio na tortura,
iam os braços hirtos elevando
como quem proteger-se, em vão, procura"

(40/2)
Canto XV

"Falei-lhe: 'Aqui estás, senhos Bruneto?'"
(30)
Canto XVII

"E, pois da fraude a imagem degradante
achegou-se, exibindo a fronte e o busto,
voltando a cauda para o poço hiante."

(7/9)
"Receei, por vezes, ser lançado fora..."
(121)
Canto XVIII

"Ah! Como os pés lhes iam disparando
à primeira pancada,e , pois nenhum
quedava, novos golpes esperando!"

(37/9)
"'Porque', bradou-me o réu, 'fitas somente
a mim, e a mais ninguém nesta esterqueira?'"

(118/9)
"É Taís, a rameira impenitente
que ouvindo: 'Isto te grada?' a seu amante,
lhe respondia: 'Agrada, imensamente!'"

(133/5)
Canto XIX

"Via-me como o padre que o homicida,
semi-enterrado já, vai assistindo,
e pois um pouco lhes prolonga a vida."

(49/51)
Canto XXI

"Com seus arpões, ferindo-o, e erguendo-se os braços,
'Volta ao fundo', gritaram, 'como dantes,
que lá podes roubar sem deixar traços'..."

(52/4)
"Mas ele lhes gritou: 'Quietos, eu digo!'"
(72)
Canto XXII

"Subiu aos gritos: 'Vou detê-lo à frente!'"
(126)
"Mas o outro, como agílimo gavião,
golpeou-o também, e, juntos, enlaçados, desabaram no fervido alcatrão."

(139/41)
Canto XXIII

"Ao pisarmos, no fundo, o filme leito,
vimos acima os diabos assomando."

(52/3)
"'Toscano', ouvi-os dizer, 'que à confraria
dos hipócritas tristes vens descendo,
conta-nos quem és tu, por fidalguia'."

(91/3)
"Disse-me, presto: 'O réu que estás mirando
fez com que à plebe os Fariseus um dia
entregassem um justo.'"

(115/7)
Canto XXIV

"Em meio da caterva hostil e fria
iam correndo os réus, nus e agitados,
sem a esperança, ali, da elitropia."

(91/3)
Canto XXV

"Observando o colega neste apuro,
um lhe gritou: 'Angelo, que mudança!
Já não és um, nem dois, eu te asseguro!'"

(67/9)
Canto XXVI

"Volveu-me o guia sua voz, então:
'Nestas chamas padecem, juntamente,
os réus, ocultos sob seu clarão!'"

(46/8)
Canto XXVIII

"E disse: 'Observa esta mutilação!
Vê como retalhado está Maomé!'"

(30/1)
"'Recorda-te de Pier de Medicina,
se de Vercelli ou Marcabó à frente
vires de novo a pl´´acida campanha'"

(73/5)
"A fronte decepada levantando
à mão, pelos cabelos, qual lanterna,
parou, a olharnos, sua dor clamando"

(121/3)
Canto XXIX

"Perguntou-me Virgílio: 'Não de enfadas?
Por que fica a olhar, cheio de horror,
e tão absorto, as sombras mutiladas?'"

(4/6)

"Mais triste não se vira o cemitério de Egina, com se povo contagiado
pelo vapor... "

(58/60)
"Como aqueles ali, que a unha fera
ê dura se cravavam, esfregando,
sob a sarna mortal, que desespera."

(79/81)
Canto XXX

"'Gianni Shicci é este aloucado,
que fica em fúria e ataca os mais, como assassino.'"

(32/3)
"'Trata-se', respondeu, 'da sombra antiga
de Mirra pervertida que do pai,
em incestuoso amor, tornou-se amiga.'"

(37/9)
Canto XXXI

"Virgílio lhe bradou: 'Fera maldita!
Tens a trompa, e por ela, tão somente,
te deves exprimir, se algo de excita!'"

(70/2)
"'Medir-se pretendeu, desabusado
co'o sumo Jove', disse meu guia,
'e foi por esta forma castigado.'"

(91/3)
"Mas, levemente, ao fundo que devora
Lúcifer e mais Judas, no Levou."

(124/3)
Canto XXXII

"Ouvi, enquanto olhava o erguido muro,
alguém gritar. 'Observa o passo teu!'"

(18/9)
"Então peguei-o pela coma espessa:
'Dize-me quem és', gritei, 'rapidamente,
ou não te restará fio à cabeça!'"

(97/9)
"Como Tideu outrora devorando
de Menalipo a fronte, à ira letal,
este ia a carne e os ossos mastigando."

(130/2)
Canto XXXIII

"Por não tornar a cena ali mais triste,
aquietei-me, e ficamos, pois, calados.
Por que a meus pés, ó terra, não te abriste?"

(64/6)

"Não dos deixes, meu pai, abandonados!"
(68/9)
"Fiquei chamando-os, mortos, todo o dia..."
(74)
Canto XXXIV

"Eis Dite à tua frente, eis o lugar
que exigirá de ti mais força e alento!'"

(20/1)
"Seguimos pelo trilho penumbroso,
à terra a regressar, clara e radiante,
sem de uma pausa usufruir o gozo."

(133/5)
"E ao brilho caminhamos das estrelas."
(139)



Canto I

"A bela estrela que ao amor incita
fazia rebrilhar ao longe o oriente,
velando os Peixes, com que ela gravita."

(19/21)
"Meu guia me tomou do braço, ao lado;
e ao gesto seu e frases que dizia,
baixei o olhar, postando-me ajoelhado."

(49/51)
Canto II

"Gritou-me: 'De mãos postas, e ajoelhado!
Chega o anjo de Deus! Nestes arcanos
outras verás iguais maravilhado!'"

(28/30)
"À popa estava o celestial barqueiro,
o bem mostrando no semblante inscrito;
e, dentro, de almas o rebanho inteiro."

(43/5)
Canto III

"À esquerda um grupo vi logo em seguida,
rumando a nós; porém tão lentamente
que sua marcha mal era sentida."

(58/60)
Canto IV

"As paredes da trilha, o exíguo espaço
iam-me quase os flamos lacerando;
e das mãos que me ajudava a cada passo."

(31/3)
"Por detrás, muitas almas, recostadas
à rocha vimos, bem à sombra fria,
lassas, pela indolência dominadas."

(103/5)
Canto V

"'Enorme é a multidão que vem chegando
para falar-te aqui', disse-me o poeta:
'Pressegue, no entanto. Escuta-os, andando.'"

(43/4)
"Então, o Arquiano, o corpo meu silente
tomando à riba, ao Arno o arremessou.
E a cruz desfez, que às mãos eu, penitente..."

(124/6)
"'Recorda-te de mim, que sou a Pia'... "
Canto VII

"'O glória dos Latinos', disse, 'ó mente
que deste à velha língua perfeição,
lustre do berço meu, eternamente... "

(16/8)
"Lá dentro, em meio às flores, entoando
juntas a Salve-Rainha, claramente,
muitas almas eu vi, mais que me achegando."

(82/4)
Canto XIII

"Ao perceber das asas o ruflar,
fugiu a serpe, na revoada,
os açores voltaram, vindo em par."

(106/6)
Canto IX

"Ardiamos os dois, a águia e eu;
e tanto aquele incêndio me abrasava,
que, a seu calor, meu sono se rompeu."

(31/3)
"Umportão divisei, alto e cerrado,
e, em cores, três degraus que a ele subiam:
mais o vulto de um anjo, quedo, ao lado."

(76/8)
Canto X

"E num sítio saindo, livre e aberto,
formado pela escarpa recuada.."

(17/8)
"Em meio à pompa, a pobre parecia
dizer: 'Vinga, Senhor, a morte fera
do filho meu, razão desta agonia."

(82/4)
Canto XII

"Como os dois bois sob o jugo, lado a lado,
íamos, eu e a sombra à carga opressa,
quando pelo meu mestre fui chamado."

(1/3)
"'Ó Aracne, que eu via,por sinal,
em mutação, ao pé da tecelagem,
que belamente urdiste, e foi teu mal!''

(43/5)

Canto XIII
"Estavam como os cegos, quando à frente
vêm do tempo esmolar, na usada cena,
e a fronte um sobre a do outro inclina, rente..."

(61/3)
"Vi alguém, entre os vultos, que mostrava
o jeito de esperar, seguramente,
e, como um cego, o rosto levantava."

(100/2)
Canto XV

"E quando o pobrezinho ao chão tombava,
já prestes a render sua alma aflita,
os olhos para o céu ainda elevava..."

(109/11)
Canto XVI

"Mas tu, quem és, que adentras nossas sendas,
e falas, e te moves cabaleante,
como se ao tempo foras das calendas?"

(25/7)
"O quanto possa, seguir-te-ei, decerto;
e por ser-nos difícil a visão, terei o ouvido à tua voz desperto."

(34/6)
Canto XVIII

"Mas emergi da semi-letargia
pelo rumor, atrás de nós, da gente
que ligeira e gritando ali surgia"

(88/90)
Canto XIX

"'Por que no piso os olhos tens cravados?'
interrogou-me o guia, sempre atento,
mal nos vimos um pouco distanciados."

(52/4)
"'Por que', bradou, 'te quedas ajoelhado?'
'A eminência de vossa posição
não me deixa', tornei-lhe, 'estar alçado.'"

(130/2)
Canto XX

"Movíamos os passos, devagar;
eu ia às sombras, e as ouvia
confusamente lamentar-se e orar."

(16/8)
Canto XXIII

"'Mas dize-me ti, e porque vieste,
e desses dois que ora ao teu lado vejo:
Que o teu mutismo, pois, não me moleste!'"

(52/4)
"E atrás, as sombras, mortas duplamente,
nos olhos cavos iam demonstrando
seu pasmo ao divisar um ser vivente."

(4/6)
Canto XXIV

"O grupo se desfez, desenganado;
acercamo-nos da árvore que assim
se havia a tantos rogos recusado."

(112/4)
Canto XXV

"Estava a penha chamas projetando
por todo o piso, mas o vendo a frente
um pouco as rebatia, um vão deixando."

(112/4)
"'Summae clementiae Deus' - ouvi, do meio
do grande incêndio, o canto se elevar..."

(121/2)
"Vi sombras lentas pela chama o andar:
fitando-as, e meus passos observando,
entre uns e as outras alternava o olhar."

(124/6)
Canto XXXVII

"Em sonho uma mulher me aparecia,
indo no campo, flores a colher;
e cantava, e seu canto assim dizia..."

(97/9)
Canto XXXVIII

"Já tanto ali me havia aprofundado
pela antiga floresta imensa e fria,
que perdera a noção de onde era entrado."

(22/4)
Canto XXXIX

"Vinham sob o docel, de par em par,
vinte e quatro varões, solenemente,
com lírios à cabeça... "

(82/4)
"Bailando, à destra roda, sobre a via,
vinham as três damas."

(121/2)
Canto XXX

"Assim, por entre a profusão das flores,
que ali das angélicas saía... "

(28/9)
Canto XXXI

"Ela me havia ao Letes arrastando,
e à sirga me levava, ágil, disposta,
fendendo as ondas, de um e de outro lado."

(94/6)
Canto XXXII

"A seu lado, em postura de a vigiar,
estava um enormíssimo gigante,
que se curvava para a acariciar."

(151/3)
Canto XXXIII

"Se me restasse espaço, eu te daria
a descrição, leitor, inda que em parte,
da água que ali se bebe e não se sacia."

(136/8)
Confira agora as gravuras realizadas por Gustave Doré para o "Purgatório" da Divina Comédia, de Dante Alighieri.

(As imagens foram organizadas de acordo com os cantos)
(Abaixo de cada gravura - e a ela relacionada - há um fragmento d'A Divina Comédia)

Canto I

"A bela estrela que ao amor incita
fazia rebrilhar ao longe o oriente,
velando os Peixes, com que ela gravita."

(19/21)

"Meu guia me tomou do braço, ao lado;
e ao gesto seu e frases que dizia,
baixei o olhar, postando-me ajoelhado."

(49/51)
Canto II

"Gritou-me: 'De mãos postas, e ajoelhado!
Chega o anjo de Deus! Nestes arcanos
outras verás iguais maravilhado!'"

(28/30)
"À popa estava o celestial barqueiro,
o bem mostrando no semblante inscrito;
e, dentro, de almas o rebanho inteiro."

(43/5)
Canto III

"À esquerda um grupo vi logo em seguida,
rumando a nós; porém tão lentamente
que sua marcha mal era sentida."

(58/60)
Canto IV

"As paredes da trilha, o exíguo espaço
iam-me quase os flamos lacerando;
e das mãos que me ajudava a cada passo."

(31/3)
"Por detrás, muitas almas, recostadas
à rocha vimos, bem à sombra fria,
lassas, pela indolência dominadas."

(103/5)
Canto V

"'Enorme é a multidão que vem chegando
para falar-te aqui', disse-me o poeta:
'Pressegue, no entanto. Escuta-os, andando.'"

(43/4)
"Então, o Arquiano, o corpo meu silente
tomando à riba, ao Arno o arremessou.
E a cruz desfez, que às mãos eu, penitente..."

(124/6)
"'Recorda-te de mim, que sou a Pia'... "
Canto VII

"'O glória dos Latinos', disse, 'ó mente
que deste à velha língua perfeição,
lustre do berço meu, eternamente... "

(16/8)
"Lá dentro, em meio às flores, entoando
juntas a Salve-Rainha, claramente,
muitas almas eu vi, mais que me achegando."

(82/4)
Canto XIII

"Ao perceber das asas o ruflar,
fugiu a serpe, na revoada,
os açores voltaram, vindo em par."

(106/6)
Canto IX

"Ardiamos os dois, a águia e eu;
e tanto aquele incêndio me abrasava,
que, a seu calor, meu sono se rompeu."

(31/3)
"Umportão divisei, alto e cerrado,
e, em cores, três degraus que a ele subiam:
mais o vulto de um anjo, quedo, ao lado."

(76/8)
Canto X

"E num sítio saindo, livre e aberto,
formado pela escarpa recuada.."

(17/8)
"Em meio à pompa, a pobre parecia
dizer: 'Vinga, Senhor, a morte fera
do filho meu, razão desta agonia."

(82/4)
Canto XII

"Como os dois bois sob o jugo, lado a lado,
íamos, eu e a sombra à carga opressa,
quando pelo meu mestre fui chamado."

(1/3)
"'Ó Aracne, que eu via,por sinal,
em mutação, ao pé da tecelagem,
que belamente urdiste, e foi teu mal!''

(43/5)

Canto XIII
"Estavam como os cegos, quando à frente
vêm do tempo esmolar, na usada cena,
e a fronte um sobre a do outro inclina, rente..."

(61/3)
"Vi alguém, entre os vultos, que mostrava
o jeito de esperar, seguramente,
e, como um cego, o rosto levantava."

(100/2)
Canto XV

"E quando o pobrezinho ao chão tombava,
já prestes a render sua alma aflita,
os olhos para o céu ainda elevava..."

(109/11)
Canto XVI

"Mas tu, quem és, que adentras nossas sendas,
e falas, e te moves cabaleante,
como se ao tempo foras das calendas?"

(25/7)
"O quanto possa, seguir-te-ei, decerto;
e por ser-nos difícil a visão, terei o ouvido à tua voz desperto."

(34/6)
Canto XVIII

"Mas emergi da semi-letargia
pelo rumor, atrás de nós, da gente
que ligeira e gritando ali surgia"

(88/90)
Canto XIX

"'Por que no piso os olhos tens cravados?'
interrogou-me o guia, sempre atento,
mal nos vimos um pouco distanciados."

(52/4)
"'Por que', bradou, 'te quedas ajoelhado?'
'A eminência de vossa posição
não me deixa', tornei-lhe, 'estar alçado.'"

(130/2)
Canto XX

"Movíamos os passos, devagar;
eu ia às sombras, e as ouvia
confusamente lamentar-se e orar."

(16/8)
Canto XXIII

"'Mas dize-me ti, e porque vieste,
e desses dois que ora ao teu lado vejo:
Que o teu mutismo, pois, não me moleste!'"

(52/4)
"E atrás, as sombras, mortas duplamente,
nos olhos cavos iam demonstrando
seu pasmo ao divisar um ser vivente."

(4/6)
Canto XXIV

"O grupo se desfez, desenganado;
acercamo-nos da árvore que assim
se havia a tantos rogos recusado."

(112/4)
Canto XXV

"Estava a penha chamas projetando
por todo o piso, mas o vendo a frente
um pouco as rebatia, um vão deixando."

(112/4)
"'Summae clementiae Deus' - ouvi, do meio
do grande incêndio, o canto se elevar..."

(121/2)
"Vi sombras lentas pela chama o andar:
fitando-as, e meus passos observando,
entre uns e as outras alternava o olhar."

(124/6)
Canto XXXVII

"Em sonho uma mulher me aparecia,
indo no campo, flores a colher;
e cantava, e seu canto assim dizia..."

(97/9)
Canto XXXVIII

"Já tanto ali me havia aprofundado
pela antiga floresta imensa e fria,
que perdera a noção de onde era entrado."

(22/4)
Canto XXXIX

"Vinham sob o docel, de par em par,
vinte e quatro varões, solenemente,
com lírios à cabeça... "

(82/4)
"Bailando, à destra roda, sobre a via,
vinham as três damas."

(121/2)
Canto XXX

"Assim, por entre a profusão das flores,
que ali das angélicas saía... "

(28/9)
Canto XXXI

"Ela me havia ao Letes arrastando,
e à sirga me levava, ágil, disposta,
fendendo as ondas, de um e de outro lado."

(94/6)
Canto XXXII

"A seu lado, em postura de a vigiar,
estava um enormíssimo gigante,
que se curvava para a acariciar."

(151/3)
Canto XXXIII

"Se me restasse espaço, eu te daria
a descrição, leitor, inda que em parte,
da água que ali se bebe e não se sacia."

(136/8)

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