Vincent Van Gogh



Na Holanda, 30 de março de 1853, nasce Van Gogh; um dos maiores pintores da história.
Embora possua esse título hoje, na sua época Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras - exceto "A vinha encarnada", que pintou enquanto vivia em Arles, uma região ao sul da França, rica em paisagens rurais.

Apesar dos fracassos que marcaram sua vida - pois Van Gogh não conseguiu constituir uma família, sustentar-se, nem ao menos manteve contatos sociais; aspectos importantes para a época em que vivia - sua fama e valor foram devidamente reconhecidos postumamente, quando suas obras foram exibidas em 1901, em Paris.
Enquanto adolescente, o pintor trabalhava para um comerciante de arte estabelecido em Haia, em uma empresa chamada Goupil & Cie, mas depois é transferido para Londres, e mais tarde para Paris. Porém, a religião desvia a atenção de Van Gogh, que decide cursar teologia e mesmo sem terminar, começa a atuar como pastor na Bélgica e a traduzir partes da Bíblia. É durante essa estadia na Bélgica também, que surgem vários desenhos à lápis, cujo tema eram os miseráveis mineiros da cidade.

Já sua juventude é marcada por várias decepções amorosas, dentre as quais se pode destacar a recusa energética de Kee Vos-Stricker, sua prima e filha de Johannes Vicent Stricker, perante a um pedido de casamento por parte do pintor. Ele também se envolveu com outras duas mulheres: uma que era prostituta, já mãe de um filho, se chamava Sien e vivia em Haia e outra que era sua vizinha em Nuenen (Holanda) e se chamava Margot Begemann. No caso da primeira o pai de Van Gogh exigiu que o filho a abandonasse pelo fato de ser prostituta, e no caso da segunda o impedimento ocorre por motivos de divergência entre as duas famílias.

Mais tarde, no ano de 1886, o pintor vai morar em Paris, com seu irmão Théo e conhece, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes importantes do impressionismo. Lá, recebeu uma grande influência destes mestres, como se pode perceber em várias de suas telas.

Quando vai morar na França, mais precisamente em Arles, convida Gauguin para morar com ele e fundar um centro artístico na região. Gauguin aceita e, a princípio a relação entre os dois amigos parece correr muito bem. No entanto, com o passar do tempo, os desentendimentos surgem e quando isso acontece Gauguin decide ir embora, fazendo com que Van Gogh entre em depressão profunda. É nesse período que Van Gogh corta fora a própria orelha.

Quando sua doença fica mais grave, em 1889, ele é internado numa clínica psiquiátrica. Esta clínica, que ficava dentro de um mosteiro, possuía um belo jardim; que passou a ser sua fonte de inspiração. Aparecem nesta época, em suas obras, as famosas espirais e as pinceladas rápidas, resultado seu estado psicológico confuso, perturbado, agitado.

Em maio, ao deixar a clínica e voltar a morar em Paris na casa de seu irmão, Van Gogh fica sob os cuidados do doutor Paul Gachet - que seria retratado no quadro: Retrato do Doutor Gachet (1890). Todavia, a situação depressiva persistia, fazendo com que no dia 27 de julho de 1890, atire em seu próprio peito. Após o episódio o artista é levado para um hospital, mas não resiste e morre três dias depois, deixando um legado surpreendente de obras inigualáveis.





Algumas obras de Vincent Van Gogh:

“A vinha encarnada"


“A ponte debaixo de chuva"


“A italiana (1887)"


“A Igreja de Auvers"


“A casa amarela (1888)"


“O velho moinho (1888)"


“O Escolar"


“Quarto em Arles (1888)"


“Noite Estrelada"


“Natureza morta com absinto"


“Caveira com cigarro aceso (1886)"


“Vista de Arles, Pomar em flor"


“Vista de Arles com Lírios"


“Os Girassóis"


“Os comedores de batatas (1885)"


“Oliveiras (1889)"



Auto-retratos:



















“"Os quadros chegam até mim como em um sonho""
(Van Gogh)




Vídeos

Em 1956, Van Gogh teve sua vida majestosamente contada em um clássico do cinema: Sede de viver (Lust for life).
Dirigido por Vicente Minnelli e com duração de 122 minutos o filme retrata a vida do pintor de forma muito leal, seja mostrando as suas perturbações psicológicas ou o que as motivaram. No elenco encontram-se grandes atores como: Kirk Douglas, Anthony Quinn, James Donald, entre outros. No ano de seu lançamento o filme rendeu a Kirk Douglas (Van Gogh) o Globo de Ouro® e o prêmio New York Film Critics de Melhor Ator. O filme também rendeu a Anthony Quinn (Gauguin) o Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante.

Assita abaixo o trailer de "Sede de Viver" (1956)



<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...