Caravaggio

Nascido em 29 de novembro de 1571, Michelangelo Merisi da Caravaggio, conhecido como Caravaggio apenas, adotou esse nome de sua aldeia natal. Teve infância e juventude difíceis, e sempre teve fama de brigão. Desenvolve sua arte por volta dos treze anos com as primeiras pinceladas, e acredita-se que seu pai, Fermo Merisi, possa ter influenciado o filho no ramo artístico.

Com 15 anos, ou cerca disso, Caravaggio já começa a chamar a atenção pelas suas técnicas em relação às da época, fazendo com que ganhe admiradores e inimigos. Um desses admiradores seria o cardeal Del Monte, que era patrono da "Academia de São Lucas", uma escola de pintores em Roma. O cardeal o levaria consigo e Caravaggio, por sua vez, pintaria importantes quadros com a temática bíblica.

O pintor também foi um frequentador assíduo de prostíbulos e tavernas, e sempre estava envolvido em alguma briga ou discussão. O que pode explicar talvez, seu hábito de sempre andar com uma espada afiada na cintura.

Na sua pintura, Caravaggio criou o chamado tenebrismo, cujos intensos contrastes de luz e sombra emprestam um aspecto monumental aos personagens, e embora exagerada, é uma iluminação que aumenta a sensação de realismo e dramaticidade. Torna mais evidentes as expressões. A musculatura apresenta novos valores e se valorizam o primeiro plano e o movimento.

Outra peculiaridade sobre a arte de Caravaggio é que o artista sempre utilizava-se de pessoas comuns como vendedores, transeuntes, músicos, prostitutas e quem quer que lhe interessasse. Esse hábito pode ser considerado outro fator para o realismo de suas obras.

Caravaggio morreu com 39 anos de idade, uma vida relativamente curta. E perto dessa época de sua vida, o pintor já se encontrava em inúmeras dificuldades pois vivia em tavernas, estava afogado em dívidas, tinha recusado uma ótima proposta para decorar parte do palácio do príncipe Doria Pamphili, e havia matado um homem.

O pintor morre de febre em uma praia deserta, sem saber que mais tarde seria considerado gênio da arte barroca - estilo que predominaria durante o século XVII.


"Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é, que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais"
Caravaggio




Obras



“São Mateus e o Anjo - 1602"



“O Sacrifício de Isaac - 1603"



“São João Batista - 1600"



“Narciso - 1594-96"



“Medusa Murtola 1596-97"



“São João Batista 1603-04"



“Invocação de São Mateus - 1600"


"Salomé com a cabeça de São João Batista"


“Flagelação - 1607-10"



“Esse homem - 1606"



“Deposição - 1604"



“Degolação de São João Batista - 1608"



“O martírio de São Mateus - 1599-00"



“Davi com a cabeça de Golias - 1606"



“Cupido adormecido - 1608"



“Crucificação de São Pedro - 1601"



“Cristo na Coluna - 1607"



“Coroação de Espinhos - 1605"



“Conversão de São Paulo - 1601"



“Os músicos - 1595-96"



“O tocador de alaúde 1596"



“Jogadores de cartas - 1594"



“A Prisão de Cristo - 1602"



“A negação de São Pedro - 1610"



“A coroação de espinhos - 1602-03"


“São Jerônimo que escreve - 1606"



“A Ceia em Emmaus - 1596"



“São João Batista - 1610"



“O amor conquista tudo - 1601-03"



“Repouso na fuga para o Egito - 1596"


Vídeos

A história da vida de Caravaggio ganhou uma adaptação para o cinema em 1986.
O filme, do diretor Derek Jarman, conta a história do pintor (interpretado por Nigel Terry) de uma forma muito original. O longa aproveita-se da estética das pinturas do artista - tenebrismo e luzes dramáticas - para compor de forma magnífica e leal o cenário, o mundo em que vivia o artista.
O filme é contado em "flashbacks" pois Caravaggio, enfermo e acamado, já nos últimos momentos de sua breve sua existência, põe-se a lembrar - muitas vezes delirando - de momentos de sua vida, dentre os quais pode-se destacar sua amizade com o cardeal Del Monte, e seu envolvimento destrutivo com um de seus jovens modelos.
Outra coisa interessante sobre o filme é que ele evidencia as divergências entre o comportamento do artista e a composição religiosa de sua obra - afinal, como já dito no início da postagem, ele vivia em prostíbulos e tavernas, além de sempre estar envolvido em alguma briga. Tais fatores mostram o dilema do típico artista barroco.

Assista abaixo o trailer do filme Caravaggio (1986)



<



Links

Encontre outras informações sobre o artista clicando no(s) link(s) abaixo:

Caravaggio
Ricci-Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...