Kris Kuksi

Para criar assemblages singulares e monumentais, o escultor Kris Kuksi mistura elementos do rococó e do barroco com temas políticos, sociais e religiosos. Em suas obras, deuses se erguem de estruturas arquitetônicas pós-industriais para contemplar um mundo caótico, povoado por infinitas miniaturas de plástico e inúmeras outras bugigangas, que são organizadas meticulosa e orquestradamente.
No fim, o Kuksi cria paisagens complexas, carregadas de uma beleza grotesca e lúgubre.
Kris Kuksi nasceu em 1973, em Springfield - Missouri e passou sua infância e juventude no Kansas, graduando, mais tarde, na Univeridade Estadual de Fort Heys. Em declaração para a Joshua Line Gallery o artista explica:

(Trechos)
"Eu me inspiro no mundo industrial, em toda a rigidez das máquinas, na rede de tubos, nos fios, nas refinarias. Então eu junto isso com graça harmoniosa e agradável do rococó e do barroco, criando uma espécie de fluxo oposto. E é claro que eu adiciono um pouco do estranho e do macabro, pois eu vejo a evolução humana de modo parecido. No começo de minha carreira eu dei grande ênfase para o desenho e a pintura, e tive um grande momento em minha vida trabalhando com essas técnicas. Mas eu sempre tive a sensação de que faltava algo, pois eu sabia que no fundo eu era um construtor, e por isso eu decidi explorar a terceira dimensão. Ela seria minha ponte para o reino que eu almejava. Eu ainda gosto de pintura, e realizo trabalhos figurativos, mas os reservo para momentos especiais atualmente.
Já as obras escultóricas são construções maravilhosamente intrincadas de uma cultura pop emanente, com kits de modelo em plástico, brinquedos moldado por injeção, bonecos, caveiras de plástico, figurinhas, bugiganga, cercas em miniatura, animaizinhos de brinquedo, peças mecânicas e ornamentados ou partes de móveis; que são montados em um tablado grotesco, assemelhando-se no final com um pouco do universo caótico de Hieronymus Bosch"
"Eu trato a morbidade com um toque simpático e simbolizo o paradoxo da morte do indivíduo por um objetivo de personificação da morte. Há um medo dessa consciência, porque ele cai em cima de nós, sem misericórdia, e ainda existe a necessidade de apelar para ele, a fim de proporcionar uma sensação de segurança. No entanto, somente um iludido nesse sentido poderá ter"
"Em reflexão pessoal , eu sinto que no mundo de hoje grande parte da humanidade é muitas vezes frívola e frágil, impulsionada principalmente pela ganância e pelo materialismo. Espero com minha arte expor as falácias do homem, revelando um novo nível de consciência para o espectador"






Obras


"The Macabre Ride" - 2007
"Eden" - 2010
"A Heroic Abduction" - 2010
"The Plague Parade: Opus 2" - 2009
"Church  Tank Type 5A" - 2007
"The Last Judgment" - 2007


"Dharma Bovine" - 2009
"A Tribute to the Madness of Beethoven" - 2009
"The Deadly Sins" - 2007
"Adoration of the Magi" - 2010
"An Opera for the Apocalypse" - 2009
"Pan discomforting Psyche" - 2009
"Lies and Persuasion" - 2007
"The Recreation" -  2009
"The Beast of Babylon" - 2008
"Eros at Play" - 2010
"Mouth of Hades" - 2004
"The Decision" - 2007


Vídeos

O vídeo abaixo mostra Kris Kuksi dando um depoimento sobre sua arte. Enquanto fala, algumas imagens de suas obras e do seu processo criativo são apresentadas.
(inglês)





Links

Se você quiser sabe mais sobre o Kuksi, acesse sua página oficial. Lá você vai encontrar mais informações sobre o artista, além de conhecer as suas pinturas e desenhos, mencionadas aqui na postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...