Mark Ryden

Você com certeza já viu alguma obra dele por aí. Mark Ryden é o pintor daquelas menininhas delicadas, daqueles coelhinhos fofinhos, dos ursinhos de pelúcia, dos brinquedos... De um universo infantil completo, mas que divide espaço com criaturas misteriosas e objetos estranhos, criando um cenário de situações inusitadas e controversas, e repleto de simbolismos.
Em sua página oficial, encontramos o seguinte:

"Misturando temas da cultura pop com técnicas que lembram os velhos mestres, Mark Ryden criou um estilo singular, que borra as fronteiras tradicionais entre arte alta e baixa. Seu primeiro trabalho chamou a atenção na década de 1990, quando ele inaugurou um novo gênero de pintura, "Pop Surrealismo", arrastando uma multidão de seguidores em seu rastro. Ryden superou as estratégias surrealistas iniciais, escolhendo um assunto carregado de conotação cultural.
Seduzido por sua superfície infinitamente detalhada e meticulosamente lustrada, o espectador é confrontado com a justaposição da inocência da infância e os recessos misteriosos da alma, trilhando uma linha tênue entre o clichê nostálgico e o arquétipo perturbador. Uma preocupação sutil habita suas pinturas, o trabalho é belíssimo, uma vez que aponta para o material psíquico mais escuro abaixo da superfície do "kitsch" cultural. No mundo de Ryden, meninas graciosas acotovelam-se com figuras esquisitas e anormais. Já as ornamentais molduras, finamente esculpidas, emprestam às pinturas uma exuberância barroca que adicionam gravidade com seus temas enigmáticos.
Mark Ryden recebeu seu diploma de Bacharel em Artes Visuais - BFA (Bachelor of Fine Arts) - em 1987 da "Art Center College of Design" em Pasadena. Suas pinturas foram expostas em museus e galerias de todo o mundo, incluindo uma retrospectiva de "Wondertoonel" no Museu Frye de Arte de Seattle, no Museu de Pasadena da Califórnia, e na exposição "O Artista do Museu" no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles.
Ele atualmente vive e trabalha em Los Angeles."
(Texto e Imagens) Fonte: http://www.markryden.com/




Obras

"Fonte" -  2003
"Pequeno Menino Azul" - 2001
"O Tocador de Piano" - 2010
"Encarnação"  - 2009

"Menina em uma saia de pele" - 2008
Iaque da Neve - 2008
"Alegoria dos Quatro Elementos" - 2006
"Menina Sendo Comida por uma Árvore" - 2006
"Menina Fantasma" - 2006
"Tubbies" - 1998
"Um Cachorro Chamado Jesus" - 1997
"Branca de Neve" - 1997
"O Trem da Carne" - 2000
"Animal Cinzento" - 2007
"O Nascimento" -  1994
"O êxtase de Cecília" - 1998
"O Mago da Carne" - 1997
"O Coelhinho Açougueiro - 2000

"Lincoln Rosa" - 2010


Vídeos

O vídeo abaixo mostra o artista trabalhando na obra intitulada "Encarnação - 2009"







Links

Curtiu o trabalho do Ryden? Para saber mais sobre o artista e conhecer outras de suas obras visite sua página oficial:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...