Zdzisław Beksiński

 Zdzisław Beksinski foi um importante pintor polonês que ficou mundialmente famoso ao misturar elementos do gótico, do barroco e do surrealismo, para criar telas impressionantes e enigmáticas, onde criaturas misteriosas e seres melancólicos, de um mundo desolado e absurdo, deslizam por entre restos mortais, escombros e ruínas de estruturas monumentais

 Beksinski nasceu em 24 de fevereiro de 1929, na cidade de Sanok , no sul da Polônia. Em 1947 ele se mudou para a Cracóvia para estudar arquitetura e voltou para Sanok em 1955. Neste período, Beksinski se interessou pela fotografia artística, fotomontagem, escultura e pintura. Na fotografia, trabalhou com vários temas que também apareceriam em suas futuras pinturas, como por exemplo as faces engelhadas, e as paisagens e os objetos com aparência acidentadas, o que ele tentou enfatizar (especialmente através da manipulação da luz e da sombra). Sua fotografia também retratou imagens perturbadoras, como uma boneca mutilada com o seu rosto arrancado, retratos de pessoas sem rostos ou com o rosto envolto em bandagens. Mais tarde, ele se concentrou na pintura.

 Foram feitas então, inúmeras exposições de Beksinski na Polônia e no estrangeiro, e também um número significativo de publicações sobre ele, incluindo catálogos e discos, e inúmeras entrevistas e filmes sobre ele ter se inserido no grupo restrito dos mais falados e conhecidos artistas poloneses. Certa vez, ele fez um nebuloso comentário sobre sua própria vida:

   "Escrever sua própria biografia é um sinal de vaidade ainda maior do que fazer declarações, como as que eu tenho escrito a pedido dos fabricantes de catálogos. Mas, algumas vezes, me parece que eu sei o que é que eu estou pensando, ou o que eu sou. Esse pensamento, me faz sentir no direito de contar para alguém sobre o que eu acho que eu estava pensando. É certo que eu não sei nada sobre o meu próprio passado, exceto tudo, mas tudo é tanto quanto nada. Presumivelmente, o fato mais importante da minha vida é que quando eu tinha dez anos, eu lembro de ter tido uma pistola de ar, com a qual eu atirava em frangos, mas isso é fato de interesse para alguém além de mim? Além do mais, presumivelmente, eu nasci, e eu vou estar fazendo meu melhor para não morrer, mas eu vou".

 Beksinski preferia o isolamento de seu estúdio e a companhia da boa e velha música clássica. Ele nem sequer assistia aos "vernissages" de suas próprias exposições. Sua arte nos anos 90 consistiu basicamente de uma série de pinturas surreais que representavam, se assim podemos dizer, restos mortais de seres intrincados. As pinturas desta série foram menos detalhadas do que o seu "período fantástico", mas não menos poderosas. No final dos anos 90, descobriu os computadores, a internet e a fotografia digital e ficaria concentrado neles até a sua morte.

 Zofia, sua esposa, morreu em 1998, um ano depois, no Natal de 1999, seu filho Tomasz cometeu suicídio.
Em 21 de fevereiro de 2005 o artista foi encontrado morto em seu apartamento em Varsóvia, com 17 facadas em seu corpo. Robert Kupiec (filho adolescente da pessoa que cuidava de Beksinski até então) foi preso com um amigo, e declarou-se culpado. Kupiec foi condenado a 25 anos de prisão. Antes de sua morte, Beksinski teria negado um empréstimo à Kupiec, e especula-se que esse possa ter sido o motivo de sua morte.

Fontes: wikipédia

 

Curiosidades sobre o artista:

- Nunca colocava  títulos em seus trabalhos.
- Ouvia música clássica para pintar pois odiava o silêncio
- Seu filho era um fã da banda The Legendary Pink Dots. Após a morte de seu filho, os álbuns da banda foram decoradas com arte digital beksinski, e dedicado à memória de Tomasz beksinski.
- É o único artista moderno polonês que teve uma exposição no Museu de Arte de Osaka, no Japão.
- Há rumores de que suas obras sejam representações perturbadoras de tais coisas que viu, enquanto em esteve coma. Embora não se possa comprovar se realmente ele esteve nesse estado.
- Sua morte trágica reflete-se fantasmagoricamente em suas obras.



Algumas Obras



































Links

Se você gostou do trabalho de Beksiński e quiser ver e saber mais saber mais sobre este grande nome da arte polonesa, acesse sua página oficial. Lá você encontrará outras pinturas, além de desenhos, fotografias e arte digital.

Beksiński

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...