Giovanni Bragolin

Giovanni Bragolin ficou famoso na década de 70 ao exibir misteriosos quadros de crianças chorosas, que foram posteriormente vendidos no mundo todo. Atualmente, os chamados "Gypsy Boys" do pintor, são constantemente relacionados à histórias sombrias e à pactos demoníacos, que muitas vezes acabam por eclipsar a relação que suas pinturas estabelecem, também, com a 2ª Guerra Mundial.
O nome verdadeiro de Giovanni Bragolin era Bruno Amadio. Ela nasceu entre 1907/11 na Itália, e faleceu em 1981. Foi um pintor de formação acadêmica, e trabalhou grande parte de sua vida na Veneza pós-guerra, pintando para turistas. Sua biografia no geral é extremamente precária, impossibilitando afirmações mais consistentes sobre sua vida. Sabe-se que no final de sua vida, o pintor residiu em Pádua, onde foi encontrado ainda pintando, segundo testemunhas.

Em muitos casos, aqueles que se propõem a analisar as obras de Bragolin,  comumente o fazem através de uma perspectiva esotérica, relacionando-as, não raro, à mensagens subliminares ligadas ao satanismo ou a um suposto pacto. E tendo como base, entre outros, boatos de que o próprio pintor teria pedido para que quem quer possuísse uma de suas obras em casa poderia queimá-lo, ou ainda, em que as pessoas que tiveram contato com as obras, principalmente crianças, tenham relatado sensações estranhas além de "alucinações".

No entanto, existem também aqueles que analisam as obras de Bragolin por um viés mais histórico e social., se baseando no fato de o pintor ter sido soldado durante a Segunda Guerra Mundial, onde certamente poderia ter testemunhado os horrores, o sofrimento, os medos e o desamparo das crianças, e constatando que suas obras seriam, sobretudo, reflexos dessas fortes experiências.

Ao todo, acredita-se que os originais "Gypsy Boys" estão em torno de 20 e 30 pinturas. Estas pinturas foram reproduzidas em folhas de papel cartão e amplamente comercializadas por muitos países ao redor do mundo, principalmente na Inglaterra, nos países da América do Sul e na Turquia, e especialmente entre os anos de 1970 e 1980. Atualmente, ainda é possível encontrar, aqui ou acolá, reproduções à venda, e comentários de pessoas que afirmam ter em suas casas algumas de suas obras. Em muitos casos, no entanto, tratam-se apenas de falsificações. 

*A imagem que abre a postagem é uma SUPOSTA foto de Bruno Amadio.

Os Gypsy Boys





















Os que acreditam ser as pinturas de Bruno Amadio um reflexo de suas experiências na guerra, reforçam suas certezas com bases na presença de elementos como: as roupas esfarrapadas e humildes, o olhar de angústia, medo e súplica, os ambientes que parecem depredados, em ruínas, empoeirados, envoltos em parcial e escuridão, e o sentimento de perda evocado pelas crianças.

Já os os que olham para as pinturas de Amadio com a ótica da superstição, se baseiam em obscuras mensagens subliminares que o pintor supostamente teria diluído junto com a tinta em suas obras. Faremos agora uma análise de três obras, que são comumente usadas para reforçar essa vertente de interpretação.

Esta é a mesma imagem de uma das meninas acima. Agora invertida verticalmente, percebe-se que um longo braço (ou o que parece ser um longo braço, destacado pela luz) ergue-se em direção ao seu pescoço, apertando sua garganta. Será por isso que ela chora?

















Já na pintura ao lado, na parte iluminada número 1, nota-se a falta do braço direito da menina, sutilmente disfarçado pelo pano carmim que lhe cobre os ombros.

Na área número 2, percebe-se que o braço da menina deveria ser demasiadamente grande para encontrar-se com seu cotovelo, visto que o antebraço se posiciona de forma totalmente "anti-anatômica"
Após estas avaliações, muitos deduzem que esta menina esteja esquartejada e que seu braço esquerdo esteja jogado por sobre seu corpo.
Outro detalhe de grande importância é que poucas das crianças chorosas pintadas por Bruno Amadio não olham diretamente para nós. E esta, pelo olhar parado e sem vida, sugere que foi pintada como morta. Além disso, o xale vermelho da menina sugere a ideia de sangue, ou sacrifício.

(Vista por este ângulo fica fácil de ver a anatomia errônea do braço esquerdo)

Links

E você? De que lado fica em relação aos misteriosos quadros de Giovanni Bragolin? Acha que é possível estabelecer uma relação com os dois?
 Se está curioso e quiser saber mais sobre os Gypsy Boys e sobre o pintor, recomendamos os links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...