Bill Stoneham

Bill William Stoneham, ou apenas Bill Stoneham, é um artista plástico nascido em 1947, em Boston, MA. Ao nascer, ele foi dado para adoção e passou seus primeiros nove meses em um orfanato em Boston. Hoje Stoneham é um artista consumado que acabou ficando famoso por pintar "The Hands Resist Him", quadro que virou lenda na internet após um misterioso leilão no Ebay.
Seu site contém muitas das obras que criou ao longo dos anos de sua carreira. Uma de suas pinturas - The Hands Resist Him, obra que falaremos mais adiante, alcançou certa notoriedade desde que foi leiloada no eBay em 2000, por estar envolvida em lendas e superstições. A pintura hoje é destaque em vários livros, artigos e outros meios culturais. Stoneham atualmente vive em Oakland, Califórnia, com sua esposa, onde continua a pintar suas telas surrealistas e a criar ilustrações digitais para publicações impressas.








"The Hands Resist Him - 1972"
A obra acima pode ser considerada o trabalho mais famoso de Stoneham."The Hands Resist Him" foi pintada em 1972, exibida na mesma época na galeia de Feingarten em Beverly Hills e logo depois comprada pelo ator John Marley (O Poderoso Chefão). Após a morte de Marley, em 1984, a pintura esteve desaparecida, sendo encontrada tempos depois por um casal de idosos em uma velha cervejaria.  Mas seria somente em fevereiro de 2000, após ser leiloada no eBay que "The Hands Resist Him" alcançaria o status de "pintura amaldiçoada". Isso porque os vendedores, o casal de idosos, alegavam no anúncio que a pintura ganhava vida durante a noite, e que seus personagens, além de discutir, saiam da tela e caminhavam sobre a sala. O anúncio também continha uma série de outros relatos e fotografias em infravermelho afim de comrovas as afirmativas. Os vendedores também deixavam claro que se isentavam de quaisquer responsabilidades para com o futuro comprador. O fato é que o anúncio se tornou um viral na internet, alcançando 30.000 visualizações no eBay. A pintura no fim foi vendida por US $ 1. 025,00, após um lance inicial de US $ 199,00 pela Perception Gallery, que prontamente entrou com contato com o artista afim de esclarecer o curioso leilão.
Em seu site oficial (link disponível ao final da postagem)  encontramos uma nota publicada pelo artista sobre a obra:


"Por onde começar? Bem, eu sempre tive uma ligação forte com aquilo que Carl Jung chamou de inconsciente coletivo. Acho que todos nós fazemos. Os artistas, especialmente artistas visuais, são barómetros para as correntes que passam por este coletivo. Os sonhos são uma experiência comum que as pessoas podem ter. Enfim, a minha própria experiência e sensibilidade, transfiro-as para um lugar físico, geográfico. Há memórias, ecos de toda a vida dentro de um lugar. Talvez, seja o que chamamos de canalização. Quando pintei "The Hands Resis Him" em 1972, eu usei uma foto antiga de mim mesmo quando tinha cinco anos e morava em um apartamento em Chicago. As mãos representam as vidas dos outros; a porta de vidro representa o fino véu entre a vigília e o sonho. A menina / boneca, é o companheiro imaginado, ou guia por este reino.
Tanto o proprietário da galeria - onde a obra foi exibida - e o crítico de arte que revisou a obra, foram mortos dentro de um ano do show.
Tenho certeza de que foi coincidência, mas algumas das coisas que pintamos podem ressoar em outras pessoas, abrindo quem sabe, uma porta interior... Ou porão.
Eu ainda não tenho ideia do que aconteceu com o ator que comprou a pintura e não sei porque a pintura acabou abandonada em um edifício, embora eu possa especular"





             Acredita-se que a tela ainda seja posse da Perception Gallery.




"Resistence in to Threshold"
(Tida como primeira versão de "The Hands Resist Him)

"Alies"

"Air Breather"
"Mt. St.Helens"
"Young Icarus"
"Grandfather Sky"
"Immovable Force"
"Man o War"
"Lynette"
"The Reading Room"
"Body Politic"
"Complications"
"Oedipal Totem"
"The River"
"The Last Clear Day"
"Vendetta"
"Lunar Entanglements"
"Hiroshima - Samurai of the Heart"

Vídeos


Abaixo, Stoneham, em entrevista, fala um pouco sobre seu trabalho e apresenta alguma de suas obras e animações em torno dos temas "Sonhos Proféticos" e "Oráculos". Assuntos que trabalhou em parceria com a Liminal Art Salon, uma espécia de escola de Arteterapia. A exposição "Oracle: Visionary Art Expressing the Prophetic Voice" ocorreu em abril de 2011, na Oakopolis Gallery, em Oakland, Califórnia.


<


Links

E você? Já conhecia o trabalho do Bill Stoneham? Para saber mais sobre suas obras e projetos acesse sua página oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...